29 Nov 2016

Visita da Imagem Peregrina da Nossa Senhora das Misericórdias

Foi com enorme alegria e fé que recebemos a Imagem Peregrina da nossa Senhora das Misericórdias das mãos dos Orgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Loures no dia 11 de Novembro. A emoção invadiu os nossos corações, de tal modo que as palavras foram poucas para tão grande momento de fé, de esperança e de amor.

A imagem “da Nossa Mãe”, que nos acolhe, guarda e protege debaixo do seu manto, junto a si, é a mais bela imagem que podemos ter de toda esta estadia em nossa Casa.

Para além de ter como significado e símbolo a convocação e promoção de fé, esperança, coragem, misericórdia … tem para nós um significado tão doce e especial que as palavras não fazem jus aos sentimentos e emoções que vivemos a seu lado estes 15 dias. Esteve junto a nós uma imagem que renovou a fé, o amor, a coragem e principalmente aproximou todos os crentes e não crentes … aproximou e acolheu nos seus braços todos os filhos adorados. Cada um há sua maneira, mesmo os mais “ariscos” olharam para esta Mãe e se aconchegaram em seu regaço, agradecendo a sua vinda, o seu conforto, o seu abraço de amor e o seu olhar que emanava esperança e deu forças para acreditar e seguir em frente nesta jornada onde todos, de uma maneira ou de outra, precisam de ser a certo momento confrontados com a misericórdia divina.

Na missa de receção da Imagem, recordo para além de todas as palavras do Sr. Padre Vieira, uma passagem que proferiu em relação a esta Nossa Mãe Misericordiosa, foi algo assim: quando um individuo entrou numa igreja com intuito de a assaltar, ao fazê-lo tropeçou e quando caiu, ouviu uma voz que perguntou “Magoaste-te Meu Filho?”. A mensagem é simples, uma mãe preocupa-se acima de tudo com o bem-estar, com o cuidar e ajudar os seus filhos como ato natural primordial. Podemos cometer os mais diversos pecados que esta Nossa Mãe, nos acode sempre e nos abraça ajudando-nos a chegar ao Pai.

A estadia da Imagem da Nossa Senhora das Misericórdias, permitiu-nos olhar de dentro para fora e de fora para dentro na fé. Juntos em comunidade, fomos abençoados nesta visita e a todos e em todos sem exceção ficou a marca desta Mãe que em ano Jubilar da Misericórdia nos presenteou na sua vinda à nossa casa e à Nossa freguesia.

Obrigada e Bem Hajam todos aqueles que estiveram connosco, Párocos da Freguesia, Colaboradores, órgãos Sociais desta Casa, Voluntários, Amigos, Beneméritos e a todos os que na fé e entreajuda estiveram ao nosso lado.

Aos utentes um Enorme Abraço pela alegria, pela fé, pela ajuda nos bons e nos maus momentos. Uma família é mesmo isto e com a Nossa Mãe por perto tudo é mais doce e os corações serenos. Cada flor feita e colocada com amor no manto da Nossa Senhora das Misericórdia pertence a cada utente, símbolo de fé e esperança.

Deixo aqui a oração amavelmente concebida para esta vinda pelos Párocos da nossa Freguesia.

Oração a Nossa Senhora da Misericórdia

Deus, Pai Santo, eu Vos louvo e agradeço por todos os benefícios que concedestes à humanidade através da Vossa própria Mãe.
Eu Vos louvo e agradeço pelos benefícios de graça que, na Vossa Visitação, levastes a Isabel.
Hoje, Mãe querida, diante da Vossa belíssima imagem das Misericórdias, quero agradecer a Vossa visitação
à nossa casa, à nossa família da Santa Casa.
Pedimos-vos, Mãe de Jesus e Mãe nossa, que a todos e a cada um de nós, aqui presentes, nos alcanceis do Vosso Filho a paz e a saúde, a compaixão e o perdão dos nossos pecados.
Mãe da divina misericórdia, rogai por nós!

Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos

Voltar para Notícias