Serviço de Apoio Domiciliário

O QUE É O SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que visa prestar cuidados e serviços a famílias e pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

OBJETIVOS

Entre outros, são objetivos do Apoio Domiciliário os seguintes:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
  • Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  • Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais.

QUE SERVIÇOS PODEM SER PRESTADOS

Considerando que as regras para a instalação e funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário, abreviadamente designado por SAD, foram aprovadas pela Portaria n.º 38/2013, de 30 de Janeiro.

Considerando que o referido diploma prevê que os cuidados de serviços prestados pelo SAD devem, preferencialmente, ser disponibilizados todos os dias da semana, devendo, sempre que possível, garantir-se o serviço aos fins de semana (sábados e domingos) e nos feriados.

Considerando também que a Misericórdia está licenciada pela Segurança Social para prestar tais serviços durante os sete dias da semana, de 2.ª feira até aos domingos.

De acordo com as necessidades diagnosticadas dos utentes, a Instituição pode prestar os seguintes cuidados e serviços:

  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços e deslocação a entidades da comunidade;
  • Serviço de teleassistência.

QUE RECURSOS E MEIOS PARA A REALIZAÇÃO DO SAD

A instituição dispõe de um conjunto de profissionais e dispõe de uma Carrinha, devidamente equipada para prestar os supra referidos serviços.