03 Jul 2015

“Tricota esta ideia”

“Uma manta pelos direitos dos idosos”

A proposta foi lançada pela Câmara Municipal de Odivelas e a nossa Instituição não levou muito tempo a dizer:” Contem Connosco”.

Sendo o objectivo sensibilizar a sociedade civil para os direitos dos idosos, não fazia sentido deixarmos passar em branco esta iniciativa sem fazer parte dela.

As nossas idosas, mais uma vez abraçaram esta ideia na atividade “encontrar o fio à meada” desenvolvida na Instituição pela nossa psicóloga às terças-feiras. Para além de “tricotarem relações e relacionamentos” unidos pelo fio que as prende, fazendo e desfazendo e refazendo conforme ia sendo possível, tricotaram este quadrado num trabalho conjunto, nem sempre fácil, por uma excelente causa: hoje a sua, amanhã a vida de outros como nós.

O quadrado de tricot passou por várias fases e mãos. Nem todas as senhoras que o começaram estiveram presentes na sua finalização. Esta comunhão por tão nobre causa em termos sociais começou e acabou por também ser uma comunhão de afetos, um abraço conjunto em que ao estar acabado faltou um par de mãos que o começou mas que Deus chamou para junto de si.

Como não há acasos o trabalho iniciado por essa senhora foi “resgatado” para esta iniciativa com toda a alma e coração. Em boa verdade também foi uma espécie de agradecimento a essa senhora que fez brotar os primeiros pontos mas que não teve tempo para concluir. Desta forma, foi em homenagem a esta lutadora que se continuou e acabou o trabalho. Por uma Nobre causa se finalizou o trabalho mas também por uma causa nobre se deu continuidade ao trabalho de alguém que não estando viu certamente o trabalho feito, sentido e com sentir,

Esta participação de reconhecimento e reafirmação dos direitos dos idosos teve no dia 29 de Junho nos Paços do Concelho o orgulho e o sentir de dever cumprido, quando se descobriu por entre tantos outros o quadrado feito pelas utentes da Misericórdia.

No dia 1 de Outubro passará a ter um “estatuto” ainda maior quando a candidatura ao Guinness World Book of Records for apresentada como a maior manta do mundo em tricot elaborada por tantos que representam um País.

Tal como tantas outras Instituições, a Misericórdia da P. Sto. Adrião está a caminho do Guinness…

… Um muito obrigado a todos os envolvidos no projeto e aos que permitiram e possibilitaram a sua realização. Bem hajam!

Que o mundo se sensibilize e de uma vez por todas aceite e reconheça os direitos fundamentais dos idosos, na Dignidade e no Valor da Pessoa Humana, na Igualdade de Direitos, na Promoção do progresso Social, na Melhoria das Condições de Vida, etc… sempre dentro de um conceito amplo de Liberdade.

Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos

Voltar para Notícias