Núcleo antigo da Póvoa de Santo Adrião
A sede da Misericórdia insere-se no Núcleo Antigo da Póvoa de Santo Adrião e situa-se no Largo Major Rosa Bastos, mesmo defronte da Igreja matriz, qualificada como Monumento Nacional, cujas origens se admite que remontam ao Século XVI.
Um grupo de naturais e ou residentes da Póvoa de Santo Adrião solicitou uma reunião ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Sr. Dr. Hugo Martins, no sentido de serem expostas as suas principais preocupações por forma a serem tomadas algumas medidas conducentes à requalificação urbanística daquela zona urbana, onde predominam algumas edificações degradadas e ou devolutas há diversos anos.
A reunião realizou-se no dia 9 do corrente mês de julho, tendo o Senhor Presidente da Câmara manifestado aos promotores da reunião todo o apoio que for considerado necessário tendo em vista a caracterização da requalificação urbana da zona central antiga e primitiva da Póvoa de Santo Adrião.
O objetivo dos Promotores desta iniciativa visou sensibilizar o Município para a promoção de algumas iniciativas necessárias à reabilitação urbana desta zona histórica da Póvoa de Santo Adrião, por forma a serem depois sensibilizados os respetivos proprietários a promoverem as obras necessárias nas edificações existentes, com a eventual concessão dos apoios previstos na lei, designadamente no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana, em áreas qualificadas pelo Município de Reabilitação Urbana. Entre os apoios e incentivos do Estado e do Município que podem ser disponibilizados aos interessados na promoção de ações de reabilitação dos edifícios de que são proprietários será de salientar determinados apoios financeiros previstos na lei e alguns incentivos de natureza fiscal.
Para uma melhor clarificação desses apoios e condições de recurso, ficou combinado com o Senhor Presidente da Câmara Municipal realizar outras reuniões, a partir do próximo mês de setembro, já com a participação de técnicos do Departamento Urbanístico da CMO.
Junta-se, entretanto, duas fotografias dos participantes na reunião deste dia 9 de julho de 2021.
2021-07-09
Carlos Ferreira
Voltar para Notícias