Festa do 1º Aniversário SCMPSA
No dia 5 de Outubro, dia da República, celebrou-se o 1.º Aniversário de funcionamento das valências de Lar de idosos e do Centro de Dia da Misericórdia da Póvoa de Santo Adrião.
A nossa festa de Aniversário foi uma verdadeira conquista, onde utentes, familiares, trabalhadores, beneméritos, voluntários e demais visitas sentiram e fizeram parte de uma verdadeira festa em família. Para quem nos conhece, as palavras humildade e espírito de família foram os grandes alicerces deste dia. Foi com enorme júbilo e em uníssono que se bateram palmas e se desejaram muitos anos de vida a esta Santa Casa.
A comemoração do Aniversário teve no seu início um breve apontamento clássico, proporcionado por alunos do Conservatório D. Dinis, que mais uma vez nos presenteou com um momento intimista e único. Seguiram-se breves palavras do Sr. Provedor Dr. Carlos Ferreira, que descreveram com emoção o propósito desta casa e o que significa estar em família, homenageando todos os utentes e trabalhadores e salientando acima de tudo o esforço de quem, lado a lado, tem estado desde o início e assistiu à entrada dos primeiros utentes até ao dia desta Festa, salientando o especial significado que tem esta comemoração do 1º ano de funcionamento das valências de Lar de Idosos e do Centro de Dia.
Assim, depois das palavras do Provedor, seguiu-se um momento peculiar, especialmente preparado pelos utentes… um mimo, chamaram. Um mimo para quem os acolheu e os trata como sendo seus. Um mimo, que se transformou em hino, segundo os próprios e que se vai cantando quando a alma pede.
Depois de todas as homenagens, das palmas, do buffet e dos ânimos estarem elevados, seguiu-se a abertura do baile. O primeiro baile da Misericórdia fez-se coincidir com o 1º aniversário como forma de marco histórico onde uma data inicia um ciclo. Uma dupla de concertinas com guitarra à mistura proporcionaram momentos inesquecíveis a todos. A alegria foi geral e todos dançaram sem excepção. Foi bom ver pessoas com limitações diversas, nomeadamente pessoas em cadeiras de rodas que também puderam “dançar” e reviver velhos tempos.
Um verdadeiro e sentido baile foi o que aconteceu nas horas que se seguiram. O momento foi tão bom que se prolongou pela tarde fora até ao jantar. Nesta hora já tardia foi servida uma refeição volante e aproveitaram-se todos os momentos por serem tão bons e ímpares para estar e partilhar, ainda se ouviram fados cantados por quem os sente e era hora de sentir.
Lágrimas rolaram dos olhos de quem sente por dentro que há batalhas na vida que se lutam com o intuito de fazer acontecer e não apenas para vencer.
A emoção e partilha estiveram lado a lado neste dia e mostraram como de hábito que tudo isto só é possível por vontade, por sentimento e por sermos todos uma família que não abdica de estar junta e dar as mãos em momentos especiais.
As festas podem ser singelas mas têm o mais importante: o amor, a vontade, a partilha, a ajuda … está sempre nesta Casa.
PARABÉNS MISERICÓRDIA da PSA pelo teu primeiro aniversário ao serviço da comunidade.
OH NOBRE POVO VEM À JANELA
OH NOBRE POVO VEM À JANELA,
OH NOBRE POVO VEM À JANELA,
VÊR A MISERICÓRDIA AI AI AI QUE EU MORO NELA
VÊR A MISERICÓRDIA AI AI AI QUE EU MORO NELA
EU MORO NELA E TU TAMBÉM,
EU MORO NELA E TU TAMBÉM
NESTA SANTA CASA NÓS VIVEMOS BEM
NESTA SANTA CASA NÓS VIVEMOS BEM
OH NOBRE POVO VEM À JANELA,
OH NOBRE POVO VEM À JANELA,
VER ESTA FAMÍLIA AI AI AI E LUTAR POR ELA,
VER ESTA FAMÍLIA AI AI AI E LUTAR COM ELA
HOJE FAZ 1 ANO QUE A VIMOS NASCER
HOJE FAZ 1 ANO ATÉ CUSTA A CRER
VENHA DE LÁ O BOLO E VAMOS COMER
VENHAM DE LÁ OS COPOS E VAMOS BEBER