Dia da Espiga
Dia da Espiga
O Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-feira da Ascensão, é uma data móvel que segue o calendário litúrgico cristão, este ano celebrado a 09 de Maio.
Mas, se atualmente poucas são as pessoas que ainda vão ao campo nessa quinta-feira, abandonando as suas obrigações, para apanhar a espiga, ou que se deslocam às igrejas para participar nos preceitos religiosos próprios da data, tempos houve em que, de norte a sul do país, esta foi uma data faustosa, das mais festivas do ano, repleta de cerimónias sagradas e profanas, que em muitas zonas implicava mesmo a paragem laboral. A antiga expressão “no Dia da Ascensão nem os passarinhos bolem nos ninhos” deriva dessa tradição.
Assim, os Idosos da Misericórdia, para além de elaborarem saquinhos onde juntaram Espiga (pão), Malmequer (ouro e prata), Papoila (amor e vida), Oliveira (azeite/luz e paz), Videira (vinho e alegria) e Alecrim (saúde e força) juntaram também as mãos e foram como noutros tempos para a rua.
Não foram para os campos, mas reuniram-se numa tarde soalheira à conversa a reviver tempos onde outrora colheram as suas plantas, cantaram modas e rezaram, comemorando assim, esta data de tão grande importância que vem sendo esquecida através dos tempos.
O dia foi de alento e de verdadeira ascensão espiritual e física.
Voltar para Notícias