16 Dez 2014

Atividade Lúdico Expressiva para o Natal

Foi com enorme empenho, esforço e dedicação que os utentes da Misericórdia trabalharam na criação de uma peça única alusiva à quadra Natalícia.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar foram as palavras de ordem na actividade lúdico expressiva desta quadra, destinada a converter o desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade, neste caso numa obra de arte singular. A peça a criar, por mais estranho que lhes fosse inicialmente de vislumbrar, nasceria a partir de simples “miolos” de rolos de papel.

As dúvidas e a descrença inicial eram muitas e o desânimo ensombrou por vezes as mentes que não viam “nada que parecesse de jeito”*1.

Aos poucos, rolo sobre rolo, a obra foi crescendo. A incerteza e o desânimo foram dando lugar a confiança e certeza de que conseguiriam fazer algo belo, tal qual se havia projectado.

No final, qual sonho tornado realidade, os olhos rejubilaram quando viram o trabalho feito. Aquela que um dia tinha sido um conjunto tosco de miolos de rolos de papel empilhados, naquele dia tinha-se transformado numa árvore de Natal nunca antes vista. “O Homem quer, o Homem sonha e a obra nasce”, sem dúvida alguma que foi o que nesta casa aconteceu. Tudo o que foi projectado, por mais que tivessem existido diversas dificuldades quer físicas, quer psicológicas, o facto é que tudo foi ultrapassado e o esforço recompensado pelo magnífico trabalho que conseguiram realizar.

“Querer é poder”, “Acreditar em nós faz a diferença”, “A nossa árvore de Natal é a nossa bandeira. Demonstra que ainda conseguimos fazer coisas que nunca fizemos”, “Ainda somos úteis”…. *1

Não foi apenas cartão que reciclámos nesta actividade, em boa verdade, “reciclámos” algo tão precioso como a nós mesmos, a auto-estima, a força de vontade e o acreditar.

Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos

*1 – Palavras de Utentes

Voltar para Notícias