Reentrée das atividades
Setembro 2015
Neste mês após justas e dignas férias, os nossos utentes recomeçaram as atividades projectadas para o ano 2015/2016. Assim, foi apresentado novo plano semanal, explicadas e discutidas em conjunto todas as novas dinâmicas a desenvolver neste novo ano “lectivo”.
Foi com grande alegria e expectativa que os nossos utentes receberam as novidades, a integração dos novos programas. Da Cidadania, à Educação, às atividades lúdico expressivas, às Artes Tradicionais, ao apoio Psicossocial, à Formação em novas tecnologias e em saúde … enfim, todos os novos temas foram recebidos com espectativa e ânimo pela grande maioria.
No que respeita aos conteúdos programáticos respeitam de uma forma geral as necessidades desta nossa comunidade, estando em harmonia com o grupo, direccionados para os utentes de forma particular na medida em que cada um dentro das suas capacidades e necessidades terão uma envolvência diferente quer do ponto de vista físico, quer psíquico.
A aprendizagem, dentro das possibilidades e patologias individuais é valorizada e com este sentido. Os utentes reflectiram e verbalizaram da forma que sentiram este intercâmbio de conhecimento da seguinte forma: “ Vamos voltar a aprender”; “ Quando julgamos que já não aprendíamos nada, vêem estas ideias e até nos querem meter a mexer em computadores”; “ Tenho mais trabalho aqui agora, do que me lembro ter feito enquanto trabalhava. Onde isto vai parar”.
Onde vai ter, honestamente não consigo temporalizar, conheço apenas o caminho que desejo, que desejamos, que os nossos idosos percorram de uma forma livre, leve e saudável dentro do possível dia a dia. Para isso existe este empenho, este comprometimento que nos move, esta força no acreditar. Juntos vamos onde o caminho permitir e a vida deixar.
A promoção do envelhecimento ativo só é possível, para além da relação, do amor, do acompanhamento, do cuidado, com a perspectiva de percorrer um caminho em comunhão com o próximo. Este pode ter curvas e contracurvas, altos e baixos, mas com a perspectiva de uma mão ao nosso lado que nos aperta e ampara quando mais precisamos, é possível superar muitos limites que não passam de pequenos nadas fora e dentro de nós. O resto, a Deus pertence.
Plano Atividades Semanais 2015-2016
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
Voltar para Notícias