Entrada de Novo Residente
Este mês tivemos a entrada de um residente especial. Especial pelas diferenças, e especial por aquilo que traz de novo ou que relembra aos nossos utentes.
Foi um elemento muito esperado, pois o propósito da sua vinda está ligado a um desejo dos utentes em terem em sua Casa “bocadinhos do que um dia tiveram” e que perderam aquando da vinda para Lar.
De uma forma pequenina este “forasteiro” pode de algum modo reestruturar a identidade de alguns dos que aqui moram.
Foi com grande expectativa e deleite que recebemos em Nossa Casa “O IMPERADOR”* (peixe de estimação).
Este novo residente e “governante deste império”, segundo algumas utentes, na medida do possível, vem tentar ajudar a fortalecer laços. Laços colectivos mas também pessoais que de alguma maneira foram cortados.
A perda da identidade, que tanto a afecta em termos físicos e psicológicos não é depreciada nesta Casa, muito pelo contrário, é acolhida e dia após dia tentamos que as reconfigurações da identidade dos idosos sejam produto das interacções com outros agentes institucionais mas também do produto interno, promovendo o clima relacional, os espaços, as oportunidades e actividades, assim como satisfazendo desejos pessoais ou de grupo.
Nesta construção de uma vivência satisfatória, o nosso novo elemento, servirá para tentar restituir ou promover o sentimento de utilidade social assim como a identidade que por vezes se perde mas que tentaremos sempre encontrar…
… Encontrar o Eu através do Outro, quando por si só por vezes não é possível.
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
*IMPERADOR – nome escolhido pelos utentes.
Voltar para Notícias