Encontro intergeracional
“Quando o Novo se encontra com o Velho”…
Encontro intergeracional
Fevereiro 2017
A vida só faz sentido quando vivida e vivenciada a cada momento. O encontro entre gerações é das mais belas sensações de engrandecimento pessoal, quer para novos, quer para mais velhos. A aprendizagem, a importância do eu, do “tu” e do “nós” no mesmo espaço e tempo é sem dúvida o sentido mais puro de passagem de testemunho e de entrega do ser humano.
Mais uma vez, com a entrega de jovens por causas nobres em visitas a domicílios residenciais, foi cumprido o objetivo de mais um encontro intergeracional. Estes encontros, estas partilhas têm o intuito e a capacidade de fortalecer relações humanas, de dignificar a existência. Tratam-se de suportes emocionais que otimizam funções cognitivas, motivacionais de criatividade e de sentido de vida fortalecendo a esperança.
Este intercâmbio promove enriquecimento a nível individual e de grupo. Numa perspetiva existencialista estes encontros promovem o desenvolvimento pessoal que permite, a todos os intervenientes, independentemente das patologias, ideias, crenças e diversidade e capacidade de relação e ou relacionamentos, despertar sinergias gerando objetivos comuns, tais como a valorização do individuo na sua individualidade, possuidor de capacidades até para ele desconhecidas até então e de grupo, transpondo os limites, as barreiras defensivas criadas e cuidadas ao longo dos anos.
É nesta libertação de medos, de preconceitos, de singularidade que os encontros permitem a perceção da riqueza de existir dentro no “nós” e não do “eu” e na importância na partilha de experiências, de conhecimento e acima de tudo de afetos e amor dados e recebidos de formas distintas, tendo em conta as diferenças etárias, mas que no final, mesmo tão distintas tocam os corações e fazem-nos acreditar que vale a pena viver.
Quando o “Novo” encontra o “Velho” e o “Velho” se encontra com o “Novo” transcendem-se os limites criados por ambos. Surge o amor na forma mais pura de toda a existência humana.
Obrigada a todos os que participaram … nunca permitam que a humanidade desapareça dos vossos corações.
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
Voltar para Notícias