Dia da Mulher
08/03/2017
Há uma frase que li algures que define, de certo modo, a grande maioria das Mulheres. É uma frase que descreve em parte a luta incessante de todas as Mulheres ao longo dos tempos, da sua vida e dentro de si mesmas.
“Toda manhã ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe a roupa de viver”.
Clarice Lispector
Ao estar lado a lado com tão fantásticas Mulheres nesta casa, que por obra do destino ou pura casualidade aqui desaguaram suas vidas, a palavra viver enquanto Mulher faz todo o sentido. Embora com vivências distintas, facto é que de uma forma geral todas elas são “enciclopédias vivas” de grandes histórias de vida e de capacidade infinita de enfrentar a vida.
Mulheres que choraram, que choram, que riram, que riem, que amaram, que amam, que sofreram, que sofrem e que em boa verdade toda a vida, de uma forma ou de outra abdicaram de si e de seus sonhos em algum momento de suas vidas, por altruísmo, por entrega ou até mesmo por necessidade e as tornam Mulheres Inteiras, verdadeiras muralhas com alicerces tão profundos que por mais que dobrem a vida nunca conseguir “partir”.
“Vestiram” os seus fatos de Super Mulheres, que naturalmente vêm incorporados à nascença, viveram e vivem com todas as suas forças mesmo quando estas deixam aparentemente de existir ou assim consideram ou assumem. Diariamente renascem e mesmo na sua fragilidade auxiliam os que amam e possibilitam que o seu mundo e o de outros avance. Mesmo quando tudo se encontra descoordenado, desconexo e parece perdido pelo tempo, dão a volta quase de forma mágica, mesmo abdicando de si, não baixam os braços e lutam até não poder mais.
Estas são as Mulheres que orgulhosamente conheço nesta Casa onde os minutos são vividos intensamente, onde os dias se misturam com as noites, onde se sonha acordado e por vezes se “põe a roupa de viver” em horas de sonhar. Facto é que todas elas são Mulheres Coragem, Mulheres com M tão grande que não cabe neste texto nem em nenhum, apenas no coração onde estão e estarão guardadas para todo o sempre, assim como os seus corações albergam o mundo pois são Grandes e Inteiras.
Bem hajam Mulheres das nossas Vidas, das vossas e as de todo o Mundo!!!
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
Voltar para Notícias