Cantar as Janeiras
No dia 17 de Janeiro o grandioso grupo “Saltimbancos da Alegria” presenteou, mais uma vez esta casa e seus utentes, com cantares tradicionais de esperança e alegria. Cantar as Janeiras foi o mote com que estes nossos amigos vieram, no fim da “caminhada” este grupo reuniu-se aos demais e dividiram o resultado desta partilha, tal como manda a tradição. A divisão foi mais do que bens alimentares ou lembranças, foi de amizade, esperança, amor, lealdade e de sentimentos cheios de sentido e desejos de um bom ano.
As músicas das Janeiras utilizadas, são por norma já conhecidas, embora as letras possam ser diferentes em cada terra, são músicas belas de quadras simples que louvam o menino Jesus, Nossa Senhora e São José.
Mais uma vez, este grupo trouxe à nossa Casa esperança e ânimo. A partilha de sofrimento e o exemplo de força, dedicação e de crença em dias melhores transformaram mais uma tarde num momento especial que marca a todos o coração e a alma.
Transportaram nos braços o poder da dádiva despojada e entregaram a cada utente “bocadinhos” de amor, fazendo a “magia” com que já nos vêm habituando. Esta “magia” faz com que por momentos se esqueçam dores físicas ou psicológicas, dias tristes e falta de esperança. São momentos em que o peito se enche e a alegria por mais que finita habita em nós de forma diferente deixando marcas em muitos corações.
A todos os elementos agradecemos com um enorme abraço, um abraço do tamanho do mundo. Que recebam em dobro tudo aquilo que nos dão. É este o maior desejo que conheço e reconheço.
Bem hajam.
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
Voltar para Notícias