Cantar as Janeiras
No dia de Reis cumprimos a tradição que evoca a visita dos Reis Magos a Jesus Cristo recém-nascido.
Reza a tradição que vizinhos, amigos, familiares, …, se agrupem e, na noite de Reis (6 de Janeiro), por vezes alastrando-se a outros dias do início do ano, andem pelas ruas, cantando de «porta em porta» e desejem às pessoas um próspero ano novo. Habitualmente, alguns elementos tocam instrumentos normalmente tradicionais e folclóricos, como a pandeireta, os ferrinhos (triângulo), o tambor, a zabumba, o bombo, a flauta, a viola, o cavaquinho, o acordeão, etc. As músicas utilizadas são tradicionais, embora a letra possa variar de terra para terra e também conforme o grupo. Previamente, a música e a letra são estudados, mas o grupo pode levar papéis para auxílio, nomeadamente.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos ofereçam as chamadas janeiras: castanhas, nozes, alguns frutos, enchidos, vinho, doces da época natalícia, etc. Por comodidade, actualmente é costume dar-se chocolates e dinheiro, embora isto seja considerado uma destradicionalização.
Neste casa ofereceu-se o que de melhor temos, o nosso coração e o nosso agradecimento sentido a quem neste dias se disponibilizou para alegrar e fazer sentir aos utentes, que a tradição ainda é o que era e que os desejos de um Ano Novo cheio de Prosperidade, amor e saúde nunca serão esquecidos.
Em nome dos utentes um muito Obrigada a todos os que possibilitaram este dia.
Texto: Drª Sandra Costa Dos Santos
Voltar para Notícias